Histórico

A história se inicia no ano de 1905 com a chegada do casal Lino Barbosa da Silva e Guiomar, avós de Jarbas Barbosa, à zona rural de um município no interior do Brasil que, mais tarde, viria a ser denominado de Rio Brilhante sendo, naquela época, pertencente ao Estado de Mato Grosso.


Vindos do interior do Estado de Minas Gerais, da cidade de Borda da Mata, estes se instalaram no local a qual viria a ser criada a Fazenda Campo Alegre. Lino e Guiomar, logo na sua chegada a região, dedicaram-se a atividade pecuária. A criação de bovinos, como paixão, começa nesta época.


Mais tarde, os pais de Jarbas, Lourival Barbosa (Sinhozinho Barbosa) e Antônia, herdaram parte desta fazenda e, com muito trabalho, dedicação e visão de negócio, adquiriram outras propriedades na região.


Nos anos de 1970, Jarbas se insere efetivamente no ramo da agropecuária, em Rio Brilhante, seguindo o exemplo de seus pais. Anos depois, juntamente com sua mulher Maria Isabel, amplia suas áreas de produção para o município de Nova Alvorada do Sul/MS. Na época, as atividades agrícolas haviam sido desenvolvidas, com as culturas da soja, milho e aveia.


No ano de 2010 foi começada a seleção de bovinos da raça Nelore (Mocho). A partir de 2012 inicia-se uma nova fase, criando a JB APec – Jarbas Barbosa Agricultura e Pecuária.


Atentos às exigências de mercado, houve a intensificação das tecnologia de produção na agricultura, ampliando estruturas de armazenamento de grãos e inserindo novas metodologias e ferramentas sustentáveis de produção. Na pecuária, dentre outras tecnologias, houve a adesão ao melhoramento genético bovino, produzindo animais com desempenho superior, para uma
pecuária em constante crescimento.


De forma breve, relatamos a história de mais de um século de trabalho e dedicação que nortearam o caminho desta família e trouxeram os negócios até os dias de hoje.