A China aumentou em 10,2% as compras de soja do Brasil no mês de abril, em comparação com o mesmo período de 2024. O volume chegou a 10,8 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, compilados pela Datagro Consultoria.
Esse crescimento ocorre em um momento de intensificação das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, o que tem levado o país asiático a diversificar suas fontes de fornecimento. Além disso, o aumento está ligado à sazonalidade da produção agrícola brasileira, já que o primeiro semestre é marcado pela colheita da soja, favorecendo a logística e o escoamento para o mercado internacional.
No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, as importações chinesas da oleaginosa brasileira totalizaram 27,7 milhões de toneladas, alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em março, a alta foi de 20%, com 11,1 milhões de toneladas embarcadas.
Segundo análise da consultoria, a tendência é de que o ritmo de compras se mantenha firme em maio. A consultoria destaca que o momento atual favorece as exportações do Brasil, tanto pela vantagem logística quanto pelo cenário de instabilidade nas relações comerciais entre os maiores players do mercado mundial de grãos.
O post Importações de soja brasileira pela China crescem em abril apareceu primeiro em Canal Rural.