A semana começou com mudanças significativas no clima em várias regiões do país. A atuação de uma frente fria em parte do Sudeste, seguida pela chegada de uma massa de ar polar, trouxe ar mais seco e frio para o Centro-Sul do Brasil.
A previsão da Climatempo indica que o frio persistirá ao longo dos próximos dias, mantendo temperaturas amenas e baixos volumes de chuva.
O outono é tradicionalmente uma estação de transição no Brasil, marcada pela alternância entre dias quentes no início e condições mais amenas e frias ao final do período. Nos próximos dias, a massa de ar polar atuará com mais força, provocando temperaturas muito baixas, especialmente na região Sul. Mas áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo também devem sentir a queda nos termômetros.
No Sul, as temperaturas devem ser as mais baixas do país. A previsão indica a ocorrência de geada em amplas áreas da região, um sinal clássico da intensidade do frio. A formação da geada exige condições específicas: noites de céu limpo, vento fraco e ar seco, que favorecem o resfriamento do solo durante a madrugada.
Mesmo que as medições padrão de temperatura do ar indiquem valores entre 3 °C e 4 °C, informa a Climatempo, o resfriamento mais intenso próximo à superfície pode levar ao congelamento do orvalho, caracterizando a geada. A ocorrência desse fenômeno confirma a presença de uma forte massa de ar polar sobre a região.
O cenário de temperaturas baixas e geada deve impactar as atividades agrícolas no Sul e demanda atenção especial dos produtores para proteger culturas mais sensíveis ao frio.
O post Massa de ar polar avança e provoca frio intenso; saiba onde e quando apareceu primeiro em Canal Rural.