A missão brasileira ao continente europeu para discutir o acordo entre Mercosul e União Europeia desembarcou nesta sexta-feira (25) em Varsóvia, capital da Polônia.
O país foi o primeiro da Europa a se opor publicamente à união comercial entre os blocos, questionamento que, posteriormente, foi intensificado pela França.
Contudo, o embaixador do Brasil na Polônia, Haroldo Macedo Ribeiro, destacou que em todos os contatos que manteve com autoridades polonesas, ficou claro que a contrariedade ao acordo não se refere a dúvidas sobre o padrão de qualidade dos produtos agropecuários brasileiros.
“Ao contrário disso, há muito interesse e confiança no que o Brasil produz e exporta para a Polônia. As razões têm outra natureza. Não são razões a respeito da qualidade de produção e nem de eventuais problemas de natureza ambiental. Não há esse tipo de questionamento por parte da Polônia”, assegurou.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os principais produtos que o país exportou para a Polônia em 2024 são os seguintes:
A programação da missão, capitaneada pelo Itamaraty e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) segue em Varsóvia até este sábado (26) e segue para Bruxelas, na Bélgica, na segunda e terça (28 e 29).
O post Primeiro país a se opor ao acordo Mercosul-UE, Polônia diz confiar no agro brasileiro apareceu primeiro em Canal Rural.