Programa amplia acesso a máquinas e promove assistência a agricultores

Programa Mais Alimentos oferece linha de crédito
O agricultor Luiz Carlos produz milho, soja, trigo e hortifruti em geral Foto: divulgação / MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) divulgou que o Programa Mais Alimentos alcançou mais de 580 mil operações entre janeiro de 2023 e março de 2025. O Programa oferece aos agricultores e agricultoras familiares linhas de crédito diferenciadas, assistência técnica com foco em práticas de produção sustentável de alimentos e uso adequado de máquinas e implementos.

Além disso, o Mais Alimento promove a articulação de parcerias com instituições públicas de desenvolvimento industrial e inovação, investimento em programas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e atração de investimentos externos para fortalecer o parque industrial brasileiro de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e agroindustriais. No total foram investidos R$ 23,9 bilhões nesse período.

Agricultores adquirem trator e pulverizador com o programa

Casados há 44 anos e moradores do Assentamento Pirituba II, em Itapeva/SP, Luiz Carlos Bueno de Morais e Maria Aparecida de Godoy Morais fazem uso do Mais Alimentos há cerca de dois anos. São produtores de milho, soja, trigo e hortifruti em geral. Com o recurso de R$ 270 mil o casal investiu na compra de um trator, uma carreta e um pulverizador, com o intuito de impulsionar a produção de alimentos.

“O Programa facilitou demais a vida aqui, porque comprar no boleto não é bom. Agora dá para planejar e calcariar a minha terra”, disse Carlos. Ele revela ainda que, antes da aquisição de seu maquinário, precisava terceirizar o serviço e pagar por hora pelo preparo da terra. Carlos e Maria agora pretendem acessar outro recurso para construir um barracão para guardar os implementos.

Produção em alta

Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 11% no número de agricultores familiares com acesso a máquinas impulsionado pelo Programa Mais Alimentos. Atualmente, 43% das propriedades rurais contam com algum tipo de maquinário ou equipamento.

“O programa vai além do acesso ao crédito. Ele estimula a inovação, amplia a oferta de máquinas, sobretudo de pequeno porte, e fortalece a indústria nacional, especialmente as fábricas regionais. Com isso, geramos emprego, movimentamos a economia local e ampliamos a capacidade produtiva no campo de forma sustentável e inclusiva”, disse o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Vanderley Ziger.

O post Programa amplia acesso a máquinas e promove assistência a agricultores apareceu primeiro em Canal Rural.