Café robusta projeta alta nas exportações

Café; cafezal
Foto: Carlos Alberto Meira/Embrapa

O mês de março foi marcado por uma queda nas exportações brasileiras de café, resultado, principalmente, da diminuição dos embarques da variedade robusta verde. Dados do Cecafé analisados pelo Cepea mostram que a quantidade escoada do grão pelo Brasil no último mês foi de apenas 138,6 mil sacas.

O montante representa um recuo significativo de 40% no comparativo com o mês de fevereiro. A queda é maior ainda na comparação com o mesmo período de 2024, onde foram exportadas 862,6 mil sacas de robusta verde, de acordo com o instituto.

O centro de pesquisas afirma ainda que esta queda nas exportações do robusta vem sendo registrada desde dezembro de 2024. Assim, a redução dos envios externos está relacionada principalmente à baixa disponibilidade doméstica do produto.

Apesar disso, a perspectiva do Cepea é positiva para o futuro das exportações de café. Isso se dá pelo fato de que a colheita do grão no Espírito Santo, principal estado produtor, está às vésperas de começar, com perspectiva de se intensificarem em maio. Dessa forma os embarques deverão aumentar no segundo semestre.

*Com supervisão de Thiago Dantas

O post Café robusta projeta alta nas exportações apareceu primeiro em Canal Rural.