Santos Grain Day aponta caminhos para o setor de grãos no Brasil

soja, porto, armazenamento de grãos
Foto: Governo Federal

Com o objetivo de fortalecer a integração entre os players do setor de grãos no país, o 1º Santos Grain Day atraiu, nesta quinta-feira (10), produtores, exportadores, traders, operadores de terminais portuários e retroportuários, prestadores de serviços e autoridades no auditório da Associação Comercial de Santos (ASC).

Os participantes discutiram avanços, desafios e tendências para que o agronegócio e o Porto de Santos, o maior da América Latina, continuem atingindo recordes de movimentação.

Melhorias logísticas para o escoamento de grãos

O diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos, Beto Mendes, destacou que para o Porto de Santos atender ao que o mundo espera dele melhorias se fazem necessárias, entre elas, o túnel Santos-Guarujá, serviços de derrocagem e aprofundamento do canal de navegação para 16 e posteriormente 17 metros, a reformulação da Avenida Perimetral, na Margem Direita, e a segunda fase da Avenida Perimetral na Margem Esquerda, entre outras.

No painel Ferrovias na Logística da Exportação de Grãos, João Almeida, CEO da Ferrovia Interna do Porto de Santos, defendeu o transporte ferroviário como a avalancha impulsionadora para o crescimento sustentável no Porto de Santos. André Pessoa, presidente da Agroconsult, apresentou os cenários das commodities agrícolas para este ano.

Ronald Marangon, diretor-superintendente da Ecovias, apresentou novos projetos em desenvolvimento para a mobilidade logística da Baixada Santista com destaque para a terceira pista da Imigrantes, cujas projeções apontam início da construção em 2026 e término em 2031.

Qualidade dos grãos

Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária, defendeu a modernização nas amostragens no controle dos grãos desde a saída da fazenda até o embarque. “O Brasil precisa vencer certos obstáculos para exportar cada vez mais”.

Pedro Matos, presidente do Comitê Técnico da Anec, abordou no painel Desafios das Controladoras de Embarque a questão do atendimento às regras dos países importadores, enquanto Eduardo Magalhães, coordenador geral da Certificação da Secretaria de Defesa Agropecuária, apresentou o E-Phyto, novo sistema eletrônico do certificado fitossanitário que pode ser compartilhado entre os países.

1 ° Santos Grain Day

O evento é resultado da parceria entre a ACS e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), contou com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Associação dos Exportadores de Açúcar e Álcool (Aexa), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil ( Cecafé), Associação Nacional dos Exportadores de Algodão Anea, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho).

1° Santos Grain Day reúne autoridades
Auditório da ACS ficou lotado durante o evento Foto: Jose Luiz Borges

O presidente da ACS, Mauro Sammarco, ressaltou o sucesso do evento com inscrições esgotadas em poucas horas da abertura das inscrições. “Tivemos mais 200 pessoas acompanhando o evento ao vivo pelo YouTube, o que mostra a relevância da discussão sobre os desafios para melhorar as exportações no Brasil”.

O post Santos Grain Day aponta caminhos para o setor de grãos no Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.