A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período de 17 a 24 de março indica um cenário de chuvas volumosas em parte das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Sul e o centro-leste do país terão predomínio de tempo seco e temperaturas elevadas.
O modelo numérico Cosmo do Inmet aponta acumulados acima de 80 mm para áreas do Norte e Nordeste, principalmente devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Já no Sul, centro-leste da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e partes do Mato Grosso do Sul e São Paulo, as chuvas devem ser escassas, com volumes abaixo de 20 mm.
No Norte, os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre o centro-leste do Pará e o oeste do Amazonas, com acumulados superiores a 60 mm. Esse cenário é resultado da entrada de ventos alísios, que transportam grande quantidade de umidade do Oceano Atlântico.
Por outro lado, áreas de Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste do Pará, Amapá e sudoeste do Tocantins terão volumes menores, abaixo de 40 mm.
A ZCIT favorecerá chuvas acima de 80 mm no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
Já no leste da região, abrangendo Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia, a previsão é de volumes abaixo de 20 mm, podendo haver locais sem registro de chuva.
A combinação de calor e umidade manterá instabilidades no norte e sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com acumulados que podem ultrapassar 80 mm a partir de quarta-feira (19).
Em Mato Grosso do Sul, o padrão será de chuvas irregulares, com volumes menores no centro-sul do estado e maiores no norte.
A partir de quarta, as chuvas se intensificam na divisa entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do nordeste de São Paulo, onde os acumulados devem superar 60 mm.
No norte mineiro, o tempo segue firme, enquanto o centro-sul paulista pode registrar volumes inferiores a 10 mm.
A semana será de tempo firme na maior parte da região, sob influência de uma massa de ar seco.
No início da semana, a nebulosidade aumenta no leste de Santa Catarina, com pancadas isoladas.
No entanto, até o fim da semana, a previsão indica tempo aberto e estável em toda a região.
As temperaturas máximas seguem elevadas no início da semana, especialmente no interior do Nordeste, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem ultrapassar os 34 °C.
Na quarta, essas condições se intensificam no oeste da Bahia e noroeste de Minas Gerais, com mínimas superiores a 26 °C na região Norte, oeste e norte do Nordeste, Centro-Oeste e oeste do Sudeste.
Já na sexta-feira (21), mínimas entre 24 °C e 26 °C devem ser registradas no Norte e Nordeste, enquanto no Centro-Oeste e oeste do Sudeste os valores ficarão acima dos 22 °C. O Sul terá mínimas abaixo de 18 °C, exceto no oeste do Paraná e Santa Catarina, onde ficarão acima de 20 °C. Em áreas serranas dos três estados do Sul, as temperaturas podem cair para 14 °C ou menos.
O post Temporais e calor acima de 34°C: veja previsão do tempo do Inmet para a semana apareceu primeiro em Canal Rural.