A semana inicia com o deslocamento da frente fria do Sul para o Sudeste do país, chuva espalhada pelas cinco regiões e ventos superiores a 100 km/h, conforme o informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja a previsão entre esta segunda-feira (10) e a próxima (17):
A semana se iniciacom tempo firme no centro-sul do Rio Grande do Sul. A tendência é de aumento de nebulosidade e pancadas de chuva a partir de quarta-feira (12) sobre o nordeste gaúcho, leste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com acumulados que devem ultrapassar os 50 mm (tons de amarelos no mapa abaixo).
O avanço de uma frente fria favorece a ocorrência de chuvas intensas no início desta semana em partes do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e da região metropolitana de São Paulo. Chuvas acima de 60 mm são previstas ao longo da semana. No interior de São Paulo, centro e norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, a tendência é de tempo firme, porém em algumas localidades podem ser registrados volumes inferiores a 10 mm.
A combinação de calor e umidade mantêm as áreas de instabilidade em Mato Grosso e noroeste de Goiás, com pancadas de chuvas ao longo da semana em acumulados que podem superar os 80 mm. No entanto, para o sul e leste de Goiás e grande parte de Mato Grosso do Sul, a tendência é de precipitações irregulares a partir de quarta-feira, com menores acumulados e valores abaixo de 20 mm.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a chuva no norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará, com previsão de volumes de chuva acima de 80 mm (tons em vermelho no mapa) e ventos de até 100 km/h. Na faixa leste da região, na faixa que vai desde o Rio Grande do Norte até Sergipe, além do sul do Ceará, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados na forma de pancadas, com acumulados inferiores a 30 mm. Tempo firme nos próximos dias, na parte central da Bahia, oeste de Pernambuco e de Alagoas, além do sudeste do Piauí.
As instabilidades associadas ao calor e à alta umidade mantêm as pancadas de chuva ao longo da semana acima de 50 mm em grande parte da região. A ZCIT posicionada mais a sul provocará acumulados acima de 80 mm no Amapá e nordeste do Pará. Já no centro-sul do Pará e Tocantins são previstos menores volumes de chuva.
Para os próximos dias, temperaturas máximas permanecem elevadas no interior da Região Nordeste, noroeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, com valores acima de 34°C.
Já na Região Norte, no Maranhão e em Mato Grosso, as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C.
As temperaturas mínimas seguirão acima de 26°C na Região Norte, oeste e norte da Região Nordeste, Centro-Oeste e oeste da Região Sudeste. Nas demais áreas, espera-se que as mínimas fiquem entre 20°C e 28°C ao longo da semana.
Na Região Centro-Oeste e oeste da Região Sudeste, as mínimas ficarão acima de 24°C, exceto no leste de São Paulo, onde podem ocorrer temperaturas abaixo de 20°C. Na Região Sul, estão previstas mínimas abaixo de 18°C, exceto no norte do Paraná, onde podem ultrapassar os 22°C. Temperaturas entre 12°C e 16°C poderão ocorrer em regiões serranas dos três estados.
O post Frente fria, chuva de 80 mm e ventos acima de 100 km/h marcam a semana apareceu primeiro em Canal Rural.