
O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira, dia 24. A medida é vista como um avanço para o setor de biocombustíveis, que há meses defende o aumento da participação do combustível renovável na matriz energética nacional.
Segundo Alckmin, essa mudança tem potencial para reduzir o preço da gasolina ao consumidor e ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética. Além disso, a medida pode ajudar a diminuir a necessidade de importação de gasolina.
O setor de biocombustíveis se mostra otimista com a elevação do percentual de etanol na gasolina, que é aguardada há meses. A indústria acredita que essa mudança poderá gerar previsibilidade econômica e fortalecer a segurança energética do Brasil.
A decisão será analisada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e, se confirmada, representará a segunda elevação consecutiva do percentual obrigatório, que já havia aumentado de 27% para 30% em junho de 2025. A próxima reunião do conselho ocorrerá na quarta-feira, dia 24.
O post Governo eleva mistura de etanol na gasolina para 32% a partir de quarta-feira apareceu primeiro em Canal Rural.