A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (20) o Projeto de Lei 320/25, que propõe a prorrogação das dívidas dos produtores do Rio Grande do Sul por até 20 anos, com três anos de carência, em virtude das enchentes sofridas pelo meio rural e urbano em maio do ano passado.
Agora, o texto segue para apreciação na Comissão de Assuntos Econômicos, ao passo que uma emenda foi feita para estender a medida para as empresas cerealistas. Para pressionar por aprovação e reivindicar outras soluções de securitização, os protestos de agricultores ganham força: mais de dez regiões produtoras do estado concentram acampamentos em beira de estradas estratégicas. A manifestação pacífica completa uma semana nesta quarta.
Pelo projeto de lei, cada produtor poderia renegociar até R$ 5 milhões contratados até 30 de junho deste ano. Assim, a medida permitiria novas tomadas de crédito para o setor voltar a produzir.
“[O projeto de lei é] importante porque vai nos dar a possibilidade da retomada do desenvolvimento das nossas atividades, porque devido a sucessivos eventos climáticos, onde nos roubaram a produção, em função de quedas significativas e impactantes, não estamos conseguindo pagar as nossas contas de custeio e, muito menos, de investimento”, declara o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Silva.
Trata-se da quarta safra de perdas – para alguns, já é a quinta temporada – devido às adversidades climáticas, seja de estiagem ou enchente. A Emater-RS, por exemplo, divulgou o balanço final da safra 2024/25.
Na soja, a média estadual foi reavaliada para 1.957 kg por hectare, representando uma redução de 38,4% ante o ciclo anterior. Com esses resultados, o Rio Grande do Sul cai da vice-liderança entre os maiores produtores da oleaginosa no Brasil (posição que, tradicionalmente, divide com o Paraná) para o quinto lugar.
O produtor rural Lucas Gelinski ressalta a espera por soluções e o drama das perdas: “Estamos sangrando, esperando que as medidas paliativas do Conselho Monetário Nacional saiam e que a securitização entre na pauta do Congresso, do governo federal, para salvar nós produtores gaúchos. Aqui em nossa propriedade, perdemos mais da metade da soja este ano e mais de 80% no ano passado.”
O post Prorrogação de dívidas dos produtores do RS é aprovada em Comissão apareceu primeiro em Canal Rural.