‘Alho Negro da Serra’ revoluciona sabores e conquista novos mercados

Imagens do alho negro e azeite
Alho Negro da Serra conquista paladares. Foto: Arquivo Pessoal

Acredite se quiser: o negócio começou sem ninguém ser fã de alho e virou uma potência de sabor e inovação no sul do país.

O ‘Alho Negro da Serra’ é uma empresa gaúcha que transforma o tradicional alho branco em uma iguaria nobre e adocicada.

“Ele fica de 15 a 20 dias dentro de uma estufa, mudando sabor, aroma e textura. Além disso, não deixa aquele mau hálito nem a sensação de estufamento que muita gente não gosta”, afirma Vinícius Gazola, CEO e diretor comercial da marca.

Gazola conta que tudo começou há três anos e meio, quando ele e o sócio provaram o alho negro pela primeira vez.

“Não éramos amantes do alho tradicional, mas conhecemos o mundo do alho negro, aprovamos e estamos nesta jornada”, afirma o CEO.

Fortalecimento regional e expansão

A produção hoje envolve tanto a própria empresa quanto produtores rurais da região serrana do Rio Grande do Sul.

“A gente compra de quem planta o alho branco. Isso fortalece a economia local, o pequeno agricultor e a cadeia como um todo.”

Com essa força no DNA, os sócios resolveram sair da serra e marcar presença na Anuga Select Brazil, feira internacional de bebidas e alimentos realizada em São Paulo.

“Eu acho que é muito importante para nós receber novos olhares, sair um pouco do que já conhecemos e explorar novos rumos, novos lugares. Isso faz muito bem para a marca e para quem ainda não conhece o alho negro.”

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Oportunidades além das fronteiras

Durante o evento, surgiram contatos com empresas da Argentina e até de Gana. E o impulso para essa guinada veio do Sebrae/RS.

“Faltavam 20 dias para a feira quando surgiu a oportunidade. A gente não ia participar, mas o Sebrae do Rio Grande do Sul acreditou na gente e abriu essa porta”, conta Gazola, expressando gratidão ao Sebrae/RS.

Além disso, as perguntas sobre exportação foram frequentes.

“A gente quer ir com calma, mas com foco. Crescer sem perder qualidade é o nosso mantra”, finaliza o CEO, que trouxe à feira um portfólio completo, incluindo azeite com alho negro (que fica três meses maturando antes de ser envasado), pasta de alho negro e até molho de tomate artesanal.

Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo

Se você quer saber mais histórias de empreendedorismo, assista ao Porteira Aberta Empreender. O programa sobre ‘Feiras e Eventos’ vai ao ar no dia 22 de maio, às 17h45, no Canal Rural.

Canais de TV para assistir ao Porteira Aberta Empreender
Canais disponíveis para assistir ao programa Porteira Aberta Empreender.

Participe você também do programa! Envie suas dúvidas, sugestões e compartilhe sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Além disso, no programa Porteira Aberta Empreender – uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae -, você, micro e pequeno produtor rural, descobre soluções, produtos, serviços e inovações para fortalecer seu empreendimento rural.

Quer saber mais? Acompanhe também as novidades no site do Canal Rural/ Empreendedorismo e aprenda a empreender de forma segura e responsável.

O post ‘Alho Negro da Serra’ revoluciona sabores e conquista novos mercados apareceu primeiro em Canal Rural.