Segundo a Fundecitrus, a previsão é de uma maior produção de laranjas para a safra 2025/26. Esse cenário traz alívio para os produtores do setor, que estão com os estoques de suco de laranja reduzidos, conforme apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com a análise do instituto, os estoques para o encerramento da temporada 2023/24 são muito inferiores ao que seria considerado estratégico.
Ainda assim, a expectativa é de que até o mês de julho/2026 os estoques estarão mais seguros para abastecer o mercado global. Isso, caso a produção acompanhe o aumento na colheita.
Os dados da Fundecitrus apontam que o cinturão São Paulo e Triângulo/Sudoeste mineiro deverão colher 314,6 milhões de caixas de 40,8 kg. Um avanço de 36,2% no comparativo com a safra anterior.
Por outro lado, com essa perspectiva de aumento na produção, a previsão é de que os preços pagos ao produtor, não sigam nos patamares altos que vinham mantendo. Apesar disso, os preços das cotações devem seguir equilibrados e permanecer acima da média histórica.
*Texto sob supervisão do jornalista Thiago Dantas
O post Laranja tem previsão de alta para safra 2025/26 apareceu primeiro em Canal Rural.