Convênio assinado na China vai levar proteínas brasileiras a feiras internacionais

carne bovina estampada com bandeira do brasil
Foto: Pixabay/arte Canal Rural

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram, nesta quarta-feira (14), na China, um novo convênio de dois anos de duração para ampliar a participação do país em feiras asiáticas e europeias.

O objetivo é incentivar as estratégias de exportações das proteínas de aves, suínos e ovos do Brasil, além de fortalecer a imagem setorial no mercado global.

Com isso, o novo projeto será ampliado em 50% no número de feiras, de seis para nove participações com espaços exclusivos e a presença das indústrias exportadoras, incluindo mercados estratégicos como as Filipinas.

Assinado pelo presidente da ABPA, Ricardo Santin, e pelo presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, o acordo também tem como meta destacar o setor de proteínas animais do país em grandes eventos globais, como a COP 30, Expo Mundial e a Copa do Mundo 2026.

“O novo convênio conta com uma gama de ações e uma ampliação estratégica na promoção de negócios que deverão gerar impactos diretos nas exportações brasileiras. A inclusão de novos mercados-alvo também é uma sinalização da maturidade do projeto, que agora vislumbra outros eixos de atuação”, avalia a gestora do projeto e gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, Isis Sardella.

Números conquistados

Com duração menor, de 18 meses e menos ações em feiras internacionais, o convênio anterior gerou US$ 3,9 bilhões em negócios sequentes à participação nos eventos, conforme dados da Apex-Brasil.

Apenas durante as participações nas exposições — Anuga Alemanha, Sial Paris, Gulfood e Sial China, por exemplo — foram consolidados US$ 820 milhões em exportações de aves, suínos e ovos made in Brazil.

“O convênio deve apoiar o Brasil a estabelecer novos patamares de negócios em exportações, que já sinalizam recorde para este ano. Vai ao encontro de uma nova fase da estratégia brasileira de promoção da proteína animal, com novos mercados, novas estruturas e a expectativa de geração de mais receitas cambiais para os setores e as comunidades produtoras de aves, suínos e ovos do nosso país”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Novo espaço em Pequim

A assinatura do convênio ocorreu em meio à inauguração do novo espaço da ABPA e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), com o apoio da ApexBrasil, em Pequim.

Na ocasião, a ABPA e a Abiec também assinaram um Memorando com a ApexBrasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para fortalecer as ações de fomento às exportações de proteínas animais do Brasil.

O post Convênio assinado na China vai levar proteínas brasileiras a feiras internacionais apareceu primeiro em Canal Rural.