Algodão segue acima da paridade de exportação

Algodão Mato Grosso pluma
Foto: Viviane Petroli/Canal Rural Mato Grosso

Nos primeiros quatro meses de 2025, os preços internos do algodão em pluma vem operando acima da paridade de exportação. Isso de acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

As pesquisas do instituto apontam, que neste mês de maio, os preços da pluma seguirão em alta. Ao mesmo tempo, no cenário internacional, o algodão vem apresentando um enfraquecimento nos valores. 

Dessa forma, o mercado externo perde vantagem em comparação com o interno. O indicador Cepea/Esalq aponta que a média parcial deste mês está 13% mais alta que a paridade de exportação. Esta é a maior vantagem desde fevereiro de 2023 para o algodão pluma com pagamento em oito dias.

De acordo com o Centro de Estudos, a vantagem se dá frente ao limitado estoque de passagem do algodão da safra 2023/24. Outro fator que também contribui é a resistência dos vendedores, que vem se mantendo firmes nos preços cobrados. 

Do lado dos demandantes, estes têm buscado estocar matéria prima até a entrada da nova safra. Assim, os compradores vem buscando fechar contratos envolvendo as safras 2024/25 e 2025/26, aponta o Cepea.

O post Algodão segue acima da paridade de exportação apareceu primeiro em Canal Rural.