A estimativa de produção de milho e soja para a safra 2024/25 foi revisada para cima pela consultoria AgResource Brasil. Para a oleaginosa, a empresa aposta em colheita de 171,03 milhões de toneladas, 0,7 milhão de toneladas acima da expectativa anterior, de abril.
O número é significativamente acima da previsão de 167,86 milhões de toneladas do último balanço da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e também superior aos 169 milhões de toneladas indicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o Brasil.
A colheita da soja se aproxima do fim com 97,7% da área concluída, mais de 10% à frente do ritmo observado em mesmo período do ano passado. De acordo com análise da AgResource, o Rio Grande do Sul está avançando na colheita de forma acelerada, mas os problemas gerados pela estiagem no início do ano estão sendo observados em grande parte do estado.
“Com isso, houve uma forte redução na produção gaúcha. Apesar disso, os números do estado de Mato Grosso impressionam com produtividades recordes. Essa grande produção compensou as perdas gaúchas e de alguns outros problemas pontuais, nos fazendo
aumentar o número em 0,7 milhão de toneladas ante a estimativa anterior”, diz a consultoria, em nota.
As chuvas das últimas semanas de abril trouxeram de volta a esperança de uma grande safra de milho, com um aumento na expectativa de produção e produtividade de Mato Grosso que, assim como na soja, deve ser recorde.
Apesar de alguns problemas durante a temporada de cultivo e perdas graves relatadas no norte do Paraná, a AgResource acredita que as perdas também devem ser superadas pelos ganhos.
Diante dessa expectativa, revisa a produção para cima, em 126,02 milhões de toneladas, se aproximando do número do USDA, indicado em 126 milhões de toneladas, e superando o previsto pela Conab (124,7 milhões de toneladas).
O post Consultoria eleva estimativa para produção de soja e milho no Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.