Pequenos produtores ganham visibilidade em feiras e eventos internacionais

Estande do Sebrae/PA, na feira WTM Latin America

Feiras e eventos de negócios sempre foram palco para grandes marcas, mas nos últimos anos, os pequenos produtores rurais e empreendedores também passaram a ocupar esse espaço com ajuda do Sebrae. 

Esses eventos reúnem compradores, distribuidores e consumidores de diversas partes do país e do mundo, funcionando como vitrine para quem busca crescer e conquistar novos mercados.

A participação de pequenos negócios em feiras internacionais tem se tornado cada vez mais importante para ampliar a divulgação de produtos regionais e artesanais. Além de apresentar novidades, essas feiras oferecem contato direto com potenciais parceiros comerciais, clientes e fornecedores.

Participação que faz a diferença

A convite do Sebrae, Angela Zampier, produtora da Erva Mate de São Mateus do Sul (PR), foi uma das participantes da Anuga Select Brazil 2025, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas. Para ela, estar no evento foi uma oportunidade de mostrar a qualidade e a história do seu produto.

Angela Zampier, produtora de Erva Mate

“Aqui em São Paulo a gente atinge outro público. São famílias, jovens e pessoas que ainda não conhecem o verdadeiro sabor do mate orgânico. Mostrar isso para o Brasil e para o mundo é muito importante”, comentou Zampier.

Além de apresentar seus chás, ela buscou informações sobre formas de atender o mercado externo e destacou o apoio do Sebrae. “Eles ajudam com orientações, cursos e até com o estande. Isso faz toda a diferença”, reforçou a produtora rural.

Quem também decidiu apostar na visibilidade de uma feira foi Thaís Oglouyan, dona da Bonnie Quiche Gourmet, de Santos (SP). Ela começou a produzir os salgados após uma situação difícil e hoje comemora a sua participação em uma feira internacional. 

“Quando recebi o convite do Sebrae, achei que era só mais um edital para preencher. Mas quando fui selecionada, fiquei muito feliz. Estar numa feira internacional é sair da nossa bolha e conquistar novos mercados”, afirmou Oglouyan.

Com uma produção artesanal de mais de 20 sabores entre doces e salgados, Oglouyan aproveitou o espaço para ouvir opiniões e fazer contatos. 

“Graças a Deus, quem passou pelo nosso estande elogiou muito. Isso nos dá força para continuar”, disse a empreendedora.

Gustavo Barbosa Ferreira, dono da Galchurras Alimentos, também viu na feira uma chance de ouro.  “Recebi o convite do Sebrae e aceitei na hora. É muito bom estar aqui, fazer contatos, buscar distribuidor e ampliar o mercado varejista”, afirmou Ferreira.

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Bruno Lopes, gestor nacional da carteira de alimentos e bebidas do Sebrae

Como participar de feiras

Para os produtores e pequenos negócios interessados em participar de feiras, o primeiro passo é procurar o Sebrae mais próximo.

É importante destacar que para participar de uma feira não significa apenas montar um estande e mostrar o produto, mas também estudar o público, definir preços e preparar materiais de divulgação.

“O Sebrae acompanha o pequeno produtor em todas as etapas, oferecendo consultorias para que ele esteja preparado e consiga alcançar os melhores resultados durante a feira”, explicou Bruno Lopes, gestor nacional da carteira de alimentos e bebidas do Sebrae.

“O Sebrae oferece capacitação em diversas áreas, e o gestor que acompanha o produtor consegue perceber a evolução dos negócios. A partir desse acompanhamento e de outros critérios, é feita uma avaliação para identificar quais empresas estão preparadas para participar de eventos e feiras”, finalizou Lopes.

Entre os dias 15 e 18 de outubro, será realizada, em São Paulo, a Feira do Empreendedor, com um espaço exclusivo para o produtor rural.

“Nós temos um espaço na Feira chamado Campo à Mesa, onde vamos receber os pequenos produtores para expor seus produtos. As empresas ou produtores que já têm relacionamento com o Sebrae serão convidados a participar do evento. Quem ainda não tem, pode procurar uma unidade do Sebrae”, destacou Renata Benetton, da unidade de relacionamento com o cliente do Sebrae-SP.

Feiras fortalecem o agronegócio

Além das oportunidades de negócio em feiras e eventos que ajudam a valorizar a produção artesanal e a economia local, o Sebrae também orienta como conversar com grandes empresas.

Kelly Müller é guia de turismo e empresária, está à frente da Vem para Itararé. Ela abraçou o convite do Sebrae-SP e embarcou para a WTM Latin America, um evento B2B de viagens e turismo, com o objetivo de colocar a cidade na rota turística das agências de viagens.

“É a primeira vez que participo da WTM, e isso só foi possível graças à parceria com o Sebrae. Entre as 20 empresas escolhidas, fui uma das contempladas. É algo incrível e uma oportunidade única que estou vivendo aqui”, disse a empreendedora.

Sem deixar as oportunidades passarem, Müller participou de uma rodada de negócios com grandes marcas do setor.

“Fiquei frente a frente com os grandes nomes do turismo, consegui absorver muitas informações e fazer contatos. Além disso, divulguei Itararé como uma cidade de ecoturismo e dos cânions paulistas. O maior resultado que levarei daqui é que as agências conheceram um novo destino turístico e vão levar turistas para a região”, comemora a empreendedora.

Feiras, eventos e encontros ajudam a quebrar barreiras culturais e aproximar pequenos negócios de grandes empresas, fortalecendo a imagem do pequeno produtor e contribuindo para a diversificação econômica em diversas regiões do país.

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