Apesar do novo cenário tarifário imposto pelos Estados Unidos, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) acredita que os impactos para o Brasil tendem a ser limitados. Em entrevista ao Canal Rural, o presidente da entidade, Roberto Perosa, afirmou que o país segue como um dos principais fornecedores globais e mantém uma posição estratégica diante da disputa comercial entre EUA e China.
Atualmente, os Estados Unidos representam cerca de 13% das exportações brasileiras de carne bovina, atrás apenas da China, que responde por 42% do total. Para Perosa, o Brasil está em uma situação neutra, sem grandes impactos.
Ele lembra que os Estados Unidos elevaram de forma considerável as importações de carne do Brasil. Isso se explica devido ao ciclo pecuário mais baixo dos últimos 75 anos que os americanos enfrentam.
“Falando o português claro, o que está faltando nos Estados Unidos é carne! E quem tem isso para oferecer é o Brasil. Por isso, nós vamos aumentar as exportações para os EUA e manter também as exportações para China”, avaliou o presidente da ABIEC.
Perguntado se o tarifaço do presidente Donald Trump pode mudar o mercado interno, Perosa foi enfático, informando que a quantidade de carne destinada ao mercado interno é de 70%. “O que o país exporta são cortes que não são consumidos pelos brasileiros, ou pouco consumidos. Nós exportamos a parte dianteira do boi, os miúdos para composição da indústria internacional”, afirmou.
Perosa também disse que a indústria da carne bovina mantém cautela e espera as próximas medidas do governo americano.
“Eu costumo dizer que o brasileiro não vive sem o arroz e feijão, e o americano não vive sem hambúrguer! E para fazer o hambúrguer, há necessidade da carne local e precisa da carne magra produzida pelo Brasil”, pontuou.
Perosa também tratou da inspeção que auditores norte-americanos farão nos frigoríficos brasileiros em maio que, na visão dele, é uma etapa técnica e rotineira.
Assista à entrevista completa com Roberto Perosa, presidente da Abiec em nosso canal do Youtube.
O post Abiec avalia que impacto das tarifas sobre exportações de carne bovina será limitado apareceu primeiro em Canal Rural.