Alerta laranja! Chuvas de até 100 mm podem atingir todos os estados do Sudeste

Alerta Laranja com chuva forte no Sudeste
Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão nas áreas afetadas Foto: divulgação / Inmet

Áreas de instabilidade devem provocar chuvas fortes, com rajadas de vento de até 100 km/h nos quatro estados da Região Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição climática (Alerta Laranja) tem grau de severidade considerado perigoso, com riscos potenciais à população.

A chuva pode acumular entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm ao dia, acompanhada de ventos intensos (60 a 100 km/h). O órgão meteorológico alerta para risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Áreas atingidas pela chuva

  • Minas Gerais: Zona Central, Zona da Mata, Oeste, Sul, Sudoeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Jequitinhonha e Norte do estado.
  • Espírito Santo: Vale do Rio Doce, regiões Central, Sul e Noroeste do estado.
  • São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Vale do Paraíba, Piracicaba e Região Metropolitana de São Paulo.
  • Rio de Janeiro: Regiões Noroeste, Norte e Sul Fluminense.

Alerta Amarelo

Outra grande área do território brasileiro também segue em estado de atenção por causa da chuva, porém com menor intensidade. Todos os estados do Centro-Oeste — incluindo o Distrito Federal —, parte de São Paulo, Acre, Amazonas e Rondônia estão sob essa condição.

Instruções

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e que evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

“Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informa o comunicado.

O post Alerta laranja! Chuvas de até 100 mm podem atingir todos os estados do Sudeste apareceu primeiro em Canal Rural.