A chuva deve seguir frequente e volumosa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina até a próxima quinta-feira (10). Algumas áreas, como a faixa litorânea dos dois estados, podem ter acumulados de até 300 mm no período, de acordo com a Climatempo.
Segundo a previsão dos meteorologistas, além do litoral, o volume de chuva devem ser mais empressivo no extremo sul e parte da Costa Doce no Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina, o destaque fica para o sul do estado e para a faixa sul da Grande Florianópolis.
No mapa acima, as áreas em amarelo indicam volumes de chuva entre 50 mm e 100 mm, enquanto as áreas em roxo sinalizam acumulados que podem variar de 150 mm a 300 mm.
A combinação de chuva intensa e solo já encharcado aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas costeiras.
Além disso, a Climatempo chama atenção para as rajadas de vento, que podem agravar a situação em alguns pontos, trazendo risco para queda de árvores e postes.
A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e aos alertas emitidos pelas autoridades locais.
É importante evitar áreas de risco, manter-se em locais seguros e seguir as orientações da Defesa Civil. O cenário climático exige atenção especial para quem vive nas regiões destacadas no mapa, especialmente no litoral da região.
O post Exagero de chuva pode somar até 300 mm nos próximos dias no Sul; veja áreas apareceu primeiro em Canal Rural.