O evento “Desafios para sustentabilidade da soja em anos restritivos” foi realizado na última semana, na Fazenda Lagoa dos Currais, em Cordisburgo (MG). Promovido pela Embrapa Soja, o encontro reuniu produtores rurais, pesquisadores e especialistas do setor agropecuário para discutir soluções inovadoras que possibilitem maior segurança na produção de grãos, especialmente em regiões com restrições hídricas.
Desde 2015, a Embrapa e a Fazenda Lagoa dos Currais mantêm uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) baseada nos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Essa parceria busca desenvolver e validar tecnologias adaptadas às condições edafoclimáticas da região Central de Minas Gerais. Atualmente, as iniciativas também contam com o apoio da Associação Rede ILPF e da Fundação Agrisus.
A região, historicamente voltada à pecuária, apresenta condições favoráveis para a expansão do cultivo de grãos. Segundo Frederico Jose Evangelista Botelho, engenheiro-agrônomo da Embrapa e coordenador do evento, os sistemas integrados de produção são fundamentais para viabilizar essa transição. “Eles ajudam a mitigar os impactos das adversidades climáticas, especialmente as restrições hídricas”, destacou.
O pesquisador Miguel Gontijo, da Embrapa Milho e Sorgo, reforçou a importância da adoção de boas práticas agrícolas. “A conversão de áreas de pastagens degradadas para produção de grãos é uma oportunidade estratégica, mas requer planejamento e tecnologias adequadas, como o Sistema Plantio Direto e o correto posicionamento de cultivares”, afirmou.
Durante o evento, foram realizadas quatro estações temáticas, abordando os seguintes temas relacionados à soja:
O evento destacou inovações como estratégias para mitigar o estresse hídrico, uso de biotecnologia para saúde do solo e soluções sustentáveis para o manejo de pragas e doenças na lavoura.
Gustavo de Salvo, proprietário da Fazenda Lagoa dos Currais, ressaltou a importância da pesquisa e do conhecimento técnico para enfrentar os desafios climáticos. “A parceria com a Embrapa tem sido essencial. Graças às tecnologias e boas práticas, conseguimos minimizar os impactos de um veranico prolongado nesta safra”, comentou.
O evento foi organizado pela Embrapa e pela Fazenda Lagoa dos Currais, com patrocínio de empresas do setor agropecuário, como Manejo Soluções em Agronegócios, Multitécnica, Corteva Agroscience, entre outras. O apoio veio de diversas instituições, incluindo Rede ILPF, Fundação Agrisus e Sistema Faemg/Senar.
Ao todo, participaram mais de 190 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores e profissionais do setor. O evento reforçou a relevância da tecnologia e da inovação para o fortalecimento da sustentabilidade na produção de soja na região Central de Minas Gerais.
O post Desafios para a sustentabilidade da soja são debatidos em MG apareceu primeiro em Canal Rural.