Consórcio 4UM/Opportunity BR-364/RO vence leilão da Rota Agro Norte

São Paulo, 27 de fevereiro de 2025 – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram, nesta quinta-feira, o leilão do Lote CN5 da Rota Agro Norte (BR-364). O consórcio 4UM/Opportunity – BR-364/RO, formado pela empresa 4UM Investimentos e pelo banco Opportunity, foi o vencedor do certame, após fazer a única proposta de participação, ofertando 0,05% de desconto na tarifa básica de pedágio. O leilão ocorreu na B3, em São Paulo.

Batizado de Rota Agro Norte, o trecho concedido de 686,70 km da BR-364/RO, abrange importantes pontos de Rondônia desde o entroncamento com a BR-435, em Vilhena, até a BR-319, em Porto Velho. O trecho é uma importante rota para escoamento de produtos agrícolas, principalmente do Mato Grosso, com destino aos portos de Porto Velho, onde a rodovia se encontra com a hidrovia do Rio Madeira.

O certame foi o primeiro de uma estrada federal de Rondônia e a décima concessão promovida pelo Ministério dos Transportes na atual gestão, movimento que acelera a curva de crescimento dos aportes em ativos rodoviários.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância do leilão da BR-364/RO para a segurança de quem trafega na rodovia. Quando a gente constrói um leilão como este a gente garante novos investimentos no agro, mais competitividade para o nosso produto e, sobretudo, mais segurança para quem trafega na rodovia com mais justiça social. Estou muito seguro do caminho que tomamos para a construção de um país mais competitivo e com benefícios sociais diretos para a população, afirmou.

“Estamos entregando aos nossos usuários o que há de melhor em concessão de infraestrutura, o que vai permitir eficiência energética e diminuir o custo logístico. afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, após o anúncio do resultado. “O projeto tem o que há de melhor em sustentabilidade. É um projeto carbono-zero que proporciona integração multimodal, ligando rodovia e hidrovia”, completou.

São previstos investimentos de R$ 6,35 bilhões de CAPEX e R$ 3,88 bilhões de OPEX ao longo dos 30 anos de concessão, contemplando os acessos aos principais portos da região com ampliações de capacidade, manutenção da via e serviços operacionais. É mais um passo para aprimorar a infraestrutura rodoviária e potencializar o escoamento de produtos agrícolas na região Norte.

De acordo com o projeto que foi à leilão, o Consórcio 4UM/Opportunity vai administrar a BR-364/RO pelos próximos 30 anos. A concessão se estende por 686,7 quilômetros da rodovia, entre os municípios de Porto Velho, capital de Rondônia, e Vilhena, na divisa com o estado do Mato Grosso. Dentre as melhorias que deverão ser implementadas pela concessionária estão a duplicação de 107,57 quilômetros de estradas, construção de 190,597 quilômetros de faixas adicionais e 17,7 quilômetros de marginais.

Também estão previstas 24 passarelas para passagens de pedestres, 90 pontos de paradas de ônibus e 24 passagens de fauna, além de três Pontos de Parada de Descanso (PPDs), que irão ofertar acomodações seguras para que caminhoneiros e demais profissionais do transporte de cargas possam fazer pausas para descanso, inclusive durante a noite.

Em seu discurso na B3, o CEO do grupo 4UM/Opportunity Investimentos, Leonardo Boguszewski, reforçou o compromisso com as melhorias contratadas e falou da importância econômica do Norte para o Brasil. Todas as melhorias contratadas, a gente assume aqui o compromisso de tornar realidade para a região. Eu estou aqui pela segunda vez com sentimento de alegria por contribuir com o desenvolvimento do país por meio de um investimento tão importante em uma região tão importante, afirmou.

Presente ao leilão, o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, ressaltou o compromisso da instituição com a agenda de outorgas rodoviárias. Essa concessão irá ajudar bastante na economia no escoamento da safra, mas é muito importante também para melhorar a segurança da população. Este é mais um projeto da agenda de investimentos do governo Lula que conta não apenas com investimentos federais, mas também com concessões, explicou

Pedágio

O valor do desconto apresentado pelo grupo foi de 0,05% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. Com isso a tarifa ficará em R$ 0,19 por quilômetro de pedágio. As obras e serviços de melhoria da BR-364/RO deverão começar imediatamente após a assinatura do contrato de concessão. No entanto, os usuários só irão começar a pagar o pedágio depois que a rodovia atender a parâmetros de segurança e conforto ao rolamento definidos pelo Programa de Exploração da Rodovia.

Dentre as ações previstas para serem executadas de imediato, estão:

Colocação de sinalização vertical e horizontal Intervenções no pavimento, drenagem e terraplenos Roçada e reformulação da faixa de domínio da rodovia Instalação de serviços de socorro médico e mecânico Colocação de equipamentos de proteção e segurança na margem de domínio Serviços de inspeção de tráfego, combate a incêndio Serviços de apreensão e retirada de objetos e animais da pista e faixa de domínio. Conforme o cronograma pré-estabelecido no projeto do Ministério dos Transportes, essas ações irão ocorrer ao longo de um ano. Isso significa que o primeiro pedágio deverá ser cobrado somente a partir do último trimestre de 2026.

Em proposta única, a 4UM/Opportunity arrematou o leilão da Rota Agro Norte (Lote CN 5). Integram o grupo o 4UM Fundo de Investimentos – que possui sede no Paraná e reúne ações das empresas MLC, Aterpa e Senpar – e o Grupo Opportunity, controlador da Monte Rodovia.

A 4UM é especializada em investimentos de longo prazo. Em 2024 a empresa venceu também o leilão da BR-381/MG. Já o Grupo Opportunity é responsável pelas concessionárias Bahia Norte (CBN), Rota do Atlântico (CRA) e Rota dos Coqueiros (CRC), todas na região Nordeste, além de operar o Porto de Santos, em São Paulo.

BR-364/RO

A BR-364 integra o Arco Norte, que abrange os portos e eixos dos estados de Rondônia, Amapá, Amazonas, Pará e Maranhão. Esta rodovia é considerada estratégica do ponto de vista econômico, pois responde pelo escoamento de toda a produção agropecuária de Rondônia e parte do Centro-Oeste, ao se conectar com a hidrovia do Madeira, de onde segue para o exterior pelos portos do Norte.

Diante da alta demanda, a BR-364/RO possui um intenso fluxo de caminhões pesados. Isso faz com que, mesmo em bons padrões de conservação, atualmente mantido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a ausência de duplicações resulte em trânsito lento, desgaste acelerado do pavimento e risco aos moradores e demais pessoas que trafegam e vivem às margens da BR-364/RO.

Outro aspecto que marca a BR-364/RO tem relação com o isolamento rodoviário do Norte do país. Ela liga Rondônia ao restante do Brasil, além de ser praticamente a única conexão do Acre e Amazonas com os demais estados do brasileiros.

Recorde

O Ministério dos Transportes informa que, para o ano de 2025, estão previstos 15 leilões que irão somar R$ 161 bilhões para ações de adequação e melhoria da segurança viária, além do efeito renda gerado pelo aumento de empregos diretos e indiretos.

Essas iniciativas se somam ao aumento de aportes públicos na infraestrutura, seja em recursos orçamentários, seja em ações desenvolvidas dentro do Novo PAC. Dos 15 projetos que irão a leilão, 13 também têm recursos do Novo PAC.

As informações partem do Ministério dos Transportes e da ANTT.

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