BRICS: Lula discursa em defesa do multilaterismo, da OMS e faz críticas a líderes estrangeiros

São Paulo, 26 de fevereiro de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em defesa do multilaterismo e críticas a líderes estrangeiros, na manhã desta quarta-feira, na sessão especial de abertura da Primeira Reunião de Sherpas da Presidência Brasileira do BRICS, grupo de países composto pelo Brasil, Rússia, India, China e África do Sul. O evento foi realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF).

“A presidência brasileira vai reforçar a vocação do bloco como espaço de diversidade e diálogo em prol de um mundo multipolar e de relações menos assimétricas. Esses objetivos guiarão o nosso trabalho ao longo desse ano”, disse Lula.

Lula também defendeu a importância de órgãos globais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), vinculada às Nações Unidas.

“Sabotar os trabalhos da OMS é um erro com sérias consequências. Fortalecer a arquitetura global de Saúde, com a OMS em seu centro, é fundamental para garantir um justo e equitativo acesso a medicamentos e vacinas necessários ao desenvolvimento sustentável de nossos países”, disse Lula, sem mencionar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que anunciou a saída de vários órgãos multilaterais, incluindo a própria OMS.

Os temas prioritários para a presidência brasileira incluem a cooperação em saúde global, mudança do clima, comércio, investimento e finanças, governança da inteligência artificial e desenvolvimento institucional do BRICS.

Os sherpas são enviados dos chefes de estado/governo dos integrantes do BRICS, com responsabilidade de conduzir discussões rumo à Cúpula de Líderes, agendada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.

Na sessão especial com o presidente Lula, além dos representantes de países-membros do BRICS (Rússia, India, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã), estava prevista a participação de embaixadores de países parceiros (Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão).

O post BRICS: Lula discursa em defesa do multilaterismo, da OMS e faz críticas a líderes estrangeiros apareceu primeiro em Agência CMA.