A autoridade sanitária do Quênia aprovou o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de carne bovina, produtos cárneos e miúdos do Brasil.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 41 milhões em bens agrícolas para o país africano. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a abertura de mercado deve impulsionar o comércio bilateral. “Para o Brasil, trata-se de uma oportunidade de diversificar parcerias comerciais e fortalecer o setor produtivo nacional”, destacou a pasta.
O Quênia, localizado na África Oriental, tem uma população de 55 milhões de habitantes e uma das economias mais relevantes do continente. Com o novo acordo, o país passará a importar carne brasileira, reconhecida internacionalmente por sua qualidade, para atender à crescente demanda por proteína animal.
Para que as exportações comecem, os importadores quenianos deverão realizar uma avaliação de risco para cada estabelecimento brasileiro interessado em vender ao país. Após essa etapa, será necessário obter licenças de importação.
O Mapa ressalta que, desde 2023, o agronegócio brasileiro conquistou 321 novas oportunidades de negócios, resultado da cooperação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária
O post Brasil amplia exportação de carne bovina, e o Quênia é o novo destino apareceu primeiro em Canal Rural.