A segunda quinzena de novembro reserva muita chuva para o Brasil. de acordo com a Climatempo, uma frente fria avança pela costa da região Sul e nesta quarta-feira (20) já estará em São Paulo. Entre quinta (21) e sexta-feira (22), avança pela costa do Sudeste chegando ao Espírito Santo.
A meteorologia prevê pancadas de chuva por quase todo o Brasil, mas a semana começa com a chuva fica concentrada na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta terça-feira (19), tem alerta para temporais para a maioria das áreas dos dois estados. Também tem risco de chuva forte para os estados do Centro-Oeste, Amazonas, Rondônia e Acre. Até a quarta-feira, a chuva será intensa em vários momentos, com raios e ventos fortes, em todas estas áreas.
Na quarta-feira, a frente fria avança para o litoral de São Paulo e no caminho faz a chuva aumentar no Paraná. De quarta para quinta-feira, a chuva vai aumentar lentamente no Sudeste, começando por São Paulo.
Entre quinta e sexta-feira, a frente fria avança pela costa do Sudeste e vai ajudar a trazer o fluxo de umidade da Amazônia para o Sudeste. Segundo a Climatempo, isso fará aumentar a chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No próximo fim de semana, essa frente fria continua se deslocando em direção ao Espírito Santo chegando à Bahia. De acordo com os meteorologistas, o corredor de umidade vai ser ainda mais direcionado para o Centro-Oeste, Tocantins e parte do Nordeste, fazendo a chuva aumentar também nessas áreas. As condições para chuva devem se amplair na Bahia e até Sergipe e Piauí.
Novembro está sendo um mês com muita nebulosidade e chuva frequente, e por isso não tem ocorrido extremos de calor. A falta de calor está sendo notada e muita gente pergunta se ainda teremos alguma onda de calor este mês.
A Climatempo informa que não há expectativa de onda de calor, mas alguns picos de alta temperatura, como o que ocorreu no fim de semana passado no Rio Grande do Sul.
“Na última semana de novembro, teremos alguns picos de calor por conta de uma situação pré-frontal. Nos últimos dias do mês vamos ter uns dias dias mais quentes no Sul e Sudeste. Vai esquentar em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, mas não será uma onda de calor”, afirma Ana Clara Marques, da equipe de previsão climática da Climatempo.
O post Nova frente fria leva chuva intensa ao Sul, Sudeste e até ao Nordeste; veja quando apareceu primeiro em Canal Rural.