Banco central da China mantém taxa principal de juros a 3,45%

O Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) divulgou ontem (19) a decisão de política monetária, na qual mantém a taxa principal de juros (LPR, ou loan prime rate) de um ano em 3,45%, e a de cinco anos em 4,20%.

“Sob a autorização do Banco Popular da China [PBoC], o Centro Nacional de Financiamento Interbancário [NIFC] anunciou a Taxa Principal de Empréstimo [LPR] em 20 de setembro de 2023 da seguinte forma: a LPR de um ano é de 3,45% e os maiores de cinco anos é de 4,2%. As taxas são válidas até o próximo lançamento”, diz a nota oficial do banco.

“Deve-se notar que, após três anos de epidemia, o funcionamento econômico da China ainda será afetado por vários fatores internos e externos, e a recuperação econômica será inevitavelmente um processo de desenvolvimento em onda e de progresso tortuoso. Atualmente, existem de fato muitas dificuldades e desafios no funcionamento económico do país, mas quando olhamos para o desenvolvimento económico da China, devemos olhar para a história, presente e futuro, e olhar para as tendências e tendências gerais”, disse Cong Liang, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma do PBoC, em conferência de imprensa.

O post Banco central da China mantém taxa principal de juros a 3,45% apareceu primeiro em Agência CMA.