Banco central da China reduz em 0,10 pp taxa principal de juros, que vai a 3,55%

O Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) divulgou ontem (19) a decisão de política monetária, que reduziu em 0,10 pp sua principal taxa de juros, a de 1 ano, que agora vai para 3,55%.

A taxa de juros de longo prazo, de 5 anos, também caiu 0,10 pp, e agora está em 4,2%.

“Sob a autorização do Banco Popular da China (PBOC), o Centro Nacional de Financiamento Interbancário (NIFC) anunciou a taxa básica de empréstimo (LPR) em 20 de junho de 2023 da seguinte forma: o LPR de um ano é de 3,55% e o de mais de cinco -ano LPR é de 4,2%. As taxas são efetivas até o próximo lançamento”, afirma a nota do banco.

A redução da principal taxa de juros era esperada e vem na esteira de redução de duas outras taxas na semana passada: a de 7 dias caiu 0,10 pp, para 1,9%, e a de médio prazo, em 0,10 pp, para 2,65%.

Embora as taxas de juros tenham sido reduzidas, os analistas acreditam que a queda em apenas 0,10 pp não seja suficiente para a retomada do consumo chinês.

“Mesmo com novas reduções, e esperamos mais do mesmo nos próximos meses, talvez várias iterações de cortes, não é provável que veremos uma forte demanda por imóveis, a construção provavelmente permanecerá fraca e os governos locais continuarão a sentem o aperto das vendas reduzidas de terras e finanças apertadas, limitando sua capacidade de buscar projetos de infraestrutura expansionistas”, diz Robert Carnell, chefe regional de pesquisa para a Ásia-Pacífico da ING.

O post Banco central da China reduz em 0,10 pp taxa principal de juros, que vai a 3,55% apareceu primeiro em Agência CMA.