OMS declara fim da pandemia de Covid-19; vírus não representa mais ameaça sanitária internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (5) o fim da pandemia da Covid-19. Segundo a entidade, ela não representa mais uma ameaça sanitária global. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS,Tedros Ghebreyesus, em entrevista coletiva,

“Portanto, é com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse Ghebreyesus. Mas o diretor-geral adverte que o vírus continua circulando e que os cuidados devem ser mantidos.

“No entanto, isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, ela ceifou uma vida a cada três minutos e essas são apenas as mortes que conhecemos”, continuou. A Covid-19 foi declarada pandemia mundial em 11 de março de 2020.

“A pior coisa que qualquer país pode fazer agora é usar esta notícia como motivo para baixar a guarda, desmantelar os sistemas que construiu ou enviar a mensagem ao seu povo de que a Covid- 19 não é motivo de preocupação”, alerta Ghebreyesus. “O que esta notícia significa é que é hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o gerenciamento da Covid- 19 juntamente com outras doenças infecciosas”.

Os membros da direção da OMS estavam reunidos desde ontem (4) para decidir se colocariam fim à pandemia. “Enfatizo que esta não é uma decisão precipitada. É uma decisão pensada há algum tempo, planejada e tomada com base em uma análise cuidadosa dos dados. Se necessário, não hesitarei em convocar outro Comitê de Emergência caso a Covid-19 mais uma vez coloque nosso mundo em perigo”.

Por fim, o diretor-geral afirma que haverá revisões esporádicas para rever as recomendações de longo prazo para a doença.”A conselho do Comitê, decidi usar uma disposição do Regulamento Sanitário Internacional que nunca foi usada antes, para estabelecer um Comitê de Revisão para desenvolver recomendações permanentes de longo prazo para os países sobre como gerenciar a Covid-19 de forma contínua”.

O post OMS declara fim da pandemia de Covid-19; vírus não representa mais ameaça sanitária internacional apareceu primeiro em Agência CMA.