Usina de Zaporizhzhia ‘escapou com sorte’ de bombardeios, segundo Grossi

A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi alvo de intenso bombardeio neste final de semana. Os mísseis atingiram edifícios, sistemas e equipamentos e, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), chegaram a poucos metros de estruturas críticas, como o depósito de lixo nuclear.

“Mais uma vez, tivemos a sorte de não ter ocorrido um incidente nuclear potencialmente grave. Da próxima vez, podemos não ter tanta sorte. Devemos fazer tudo ao nosso alcance para garantir que não haja próxima vez”, disse Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA.

“No que parecia ser um novo bombardeio perto e no local da maior usina nuclear da Europa, especialistas da AIEA em Zaporizhzhia relataram à sede da Agência que mais de uma dúzia de explosões foram ouvidas em um curto período de tempo pela manhã, horário local. A equipe da AIEA também pôde ver algumas das explosões de suas janelas”, afirma uma nota da instituição.

O diretor-geral Rafael Grossi reforçou o apelo para a criação de uma zona de segurança e proteção nuclear em volta da usina para evitar outros bombardeios, que podem levar a um desastre nuclear. “As notícias de nossa equipe ontem e esta manhã são extremamente perturbadoras. Explosões ocorreram no local desta grande usina nuclear, o que é totalmente inaceitável. Quem está por trás disso, deve parar imediatamente. Como já disse muitas vezes, você está brincando com fogo!”.

A Ucrânia e a Rússia se acusam mutuamente de bombardear a usina nuclear, ocupada por tropas russas desde o início da guerra. A equipe de especialistas da AIEA planeja avaliar o impacto do bombardeio no local na segunda-feira.

O post Usina de Zaporizhzhia ‘escapou com sorte’ de bombardeios, segundo Grossi apareceu primeiro em Agência CMA.